fbpx

Conheça o Integralis, o nosso jeito de cuidar

24 de agosto de 2021 0
conheca-o-integralis-o-nosso-jeito-de-cuidar-1.jpg

Como o próprio nome sugere, o Integralis permite um olhar integral para a saúde do paciente. Isso porque eles são tratados de maneira completa, com todos os cuidados centrados nas necessidades individuais, em prol da qualidade de vida e no bem-estar de cada um.

Tais cuidados, adaptados para cada necessidade e tipos específicos de câncer, são realizados através dos Serviços de Cuidados Clínicos Integrados – SCCI, que englobam:

  • Oncologia Clínica;
  • Onco-hematologia;
  • Oncogenética;
  • Enfermagem Oncológica;
  • Farmácia Clínica;
  • Laserterapia Oral;
  • Psicologia;
  • Nutrição;
  • Fisioterapia.

Para nós, é imprescindível que os pacientes recebam acolhimento de forma personalizada. Acreditamos que cada pessoa é única e, por isso, saber ouvir e dar atenção é a melhor forma de fazer a diferença

Integralis, nosso jeito de cuidar

Quando um paciente é encaminhado aos cuidados do CON, ele é então recebido em um centro de saúde com uma equipe completa, formada por médicos e pela equipe de serviços de cuidados clínicos integrados que, com o reforço operacional, formam uma rede de cuidado e assistência para tratamentos multidisciplinares nas áreas de oncologia clínica, onco-hematologia e terapia infusional.

Em cooperação com os Serviços de Cuidados Clínicos Integrados do CON, estão:

·        A Assistente do Cliente;

·       O Alô CON;

·       E o Acompanhamento Hospitalar, em caso de internação.

Começando pelo diagnóstico

A Assistente do cliente ajudará o paciente durante toda a sua jornada no CON. Já no diagnóstico, ela o auxiliará nos seguintes pontos:

  • Agendamento de exames complementares e de laboratório;
  • Encaminhamento para o oncologista;
  • Gestão cirúrgica, caso seja necessário.

A atuação da Assistente do Cliente otimiza muito o tempo entre o diagnóstico e o tratamento, fazendo com que as coisas avancem de maneira mais fluida e objetiva.

Na etapa pré-cirúrgica

Avaliação com nutricionista

Durante este período, o paciente também conta com avaliação nutricional, já que podem ocorrer algumas deficiências acarretadas pela patologia.

Sendo assim, o profissional poderá alinhar o que deve ser ingerido de acordo com uma dieta desenvolvida para cada necessidade nutricional específica.

Isso faz com que o paciente também receba um aporte calórico adequado, através de uma dieta personalizada para prosseguir com o tratamento.

Fisioterapia também é muito importante

Mediante avaliação física e possíveis limitações de funcionalidades, o planejamento fisioterápico também objetiva o incentivo para que as atividades físicas sejam mantidas nas rotinas dos pacientes, sempre de acordo com a capacidade e a necessidade individual de cada um.

Para a preparação do ato cirúrgico, caso ele seja necessário, o fisioterapeuta trabalhará, principalmente, com o fortalecimento da musculatura, visando a redução de sequelas e menor debilidade também no pós-operatório.

Suporte psicológico

A equipe de psicólogos do CON atua para garantir maior estabilidade emocional durante o tratamento, tanto para pacientes como para seus familiares.

Esse atendimento visa prestar apoio profissional focado no impacto do diagnóstico e na nova rotina a ser enfrentada, preparando para a superação dos medos, aceitação dos fatos e novas análises de objetivos, sempre com foco na qualidade de vida de todos os envolvidos.

Farmácia clínica

Também existe uma equipe completa voltada à farmácia clínica, que realiza uma avaliação farmacoterapêutica com possíveis comorbidades apresentadas pelo paciente.

A partir daí, começa a reconciliação medicamentosa, que é um processo formal e sistemático de obtenção e avaliação da lista de medicamentos que o paciente faz uso e com os que ele pode vir a fazer de acordo com o tratamento proposto.

Pós-operatório

O momento que vem após qualquer tipo de cirurgia já é motivo de celebração para o paciente, pois significa que mais uma etapa do tratamento neoplásico foi concluída.

Diversos membros da nossa equipe continuam atuando, agora de forma ainda mais intensa, para que o restabelecimento da saúde esteja alinhado à qualidade de vida, além de preparar o paciente para os próximos passos.

Nutrição

A equipe atua para que aconteça o fornecimento das doses diárias recomendadas de todos os nutrientes.

Além disso, outro ponto importante é a ingestão de alimentos saudáveis que podem auxiliar na cicatrização, sendo selecionados de acordo com as intervenções terapêuticas gastrointestinais.

Fisioterapia

Trabalha tanto com a aplicação de tratamentos que aceleram a cicatrização, quanto pela realização de exercícios focados no aumento da amplitude de movimento e postura corporal.

Podemos destacar que a fisioterapia também contribui com a autoestima do paciente, uma vez que auxilia na possibilidade de recuperação dos movimentos do membro afetado.

Psicologia

O foco aqui é trabalhar a autoimagem após algum tipo de alteração corporal, como a queda de cabelo, por exemplo.

Tal suporte psicológico ajuda o paciente oncológico a aceitar esses impactos e a lidar com isso da melhor forma possível, com o intuito de fortalecer a autoestima.

Consultório de ferida tumoral

Com a finalidade de assistir o paciente acometido por feridas tumorais, o CON presta cuidados que visam:

  • Higienização da lesão;
  • Tratamento e prevenção de infecções e contaminações exógenas;
  • Eliminação dos fatores que possam retardar a cicatrização;
  • Promoção do controle de dor;
  • Remoção de tecidos desvitalizados;
  • Proteção da lesão contra trauma mecânico e promoção da hemostasia.

Os cuidados e orientações desse tipo de tratamento fazem toda diferença, não somente no bem-estar dos pacientes, mas também preconiza seu conforto no atendimento ambulatorial, evitando exposições desnecessárias em ambiente hospitalar.

Início da terapia antineoplásica

O início do novo protocolo representa uma etapa fundamental para o restabelecimento da saúde. Seja antes ou após a cirurgia, o médico oncologista irá definir qual tratamento deverá ser seguido pelo paciente : Quimioterapia, Terapia Alvo ou Hormonioterapia, por exemplo.

Para o dia da terapia, alguns cuidados básicos são recomendados:

  • Leve um acompanhante com você;
  • Converse com a nutricionista para saber quais alimentos podem ser ingeridos;
  • Evite faltar às sessões de terapia antineoplásica;
  • Se possível, não agende outros compromissos no dia.

Enfermagem oncológica

Este profissional também acompanha todas as fases da jornada, sendo uma ponte entre o paciente e o médico oncologista, passando pelos exames prévios, monitorando eventos adversos, além de estar disponível através do Alô CON.

Laserterapia oral

Dentistas especializados fazem um atendimento que foca no manejo profilático e tardio para tratar eventuais feridas na boca, que podem aparecer em decorrência ao tratamento.

Grupo de apoio e vivências

A proposta é que os pacientes possam interagir entre si, com discussões e experiências vivenciadas com a doença, sendo sempre mediada pelo serviço de psicologia, podendo ter como participantes os familiares e acompanhantes também.

Resposta terapêutica

A última etapa da jornada do paciente em nossa Linha de Cuidados prepara para a volta à rotina anterior ao diagnóstico da neoplasia.

Após encerrar os protocolos de tratamento, é importante que aconteçam algumas análises para que o retorno não aconteça com consequências à qualidade de vida, seja física ou mental.

Para esse momento, a equipe continua atuando com r todo o suporte necessário, sempre de forma individualizada e com ações focadas no bem-estar de cada paciente, proporcionando o cuidado integral em toda a jornada no CON..

Comissão de qualidade de vida

A recuperação é sempre acompanhada pela Comissão de Qualidade de Vida, que analisa a resposta terapêutica do paciente em fase de alta.

Acompanhamento assistencial

O paciente também será acompanhado pela Comissão de Qualidade de Vida quando a resposta terapêutica não for favorável para cura, sendo monitorado dentro dos seus eventos adversos, proporcionando conforto e qualidade de vida.

Restabelecer a saúde dessa forma é fundamental para que todas as etapas sejam concluídas da melhor forma possível. Por isso, buscamos aprimorar cada vez mais a nossa forma de cuidar, levando em consideração os avanços tecno-científicos, as necessidades específicas e o paciente como protagonista da sua jornada.

Mas não basta oferecer o cuidado integral se não pudermos estar mais próximos de você. Por isso, nossa presença no estado do Rio de Janeiro permanece forte e em três municípios:

  • Niterói (São Francisco);
  • São Gonçalo;
  • Rio de Janeiro (Botafogo e Barra da Tijuca).


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. * Campos obrigatórios


O CON faz parte da:

CON - Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão - Todos os direitos reservados Copyright 2021