fbpx

Prevenção do Câncer

Algumas ações simples podem reduzir significativamente as chances de desenvolvimento do câncer


Seguir um estilo de vida saudável e evitar se expor aos fatores de risco são formas de prevenir que um câncer desencadeado por fatores ambientais e comportamentais se desenvolva. Já nos casos em que existem fatores genéticos, é possível detectar e tratar previamente, aumentando as chances de cura.

Por isso, é essencial estar ciente das atitudes que podem diminuir o risco de desenvolver a doença.

Conheça algumas dicas para a prevenção:


Pare de fumar

Uma das regras mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Isto ajudará também na prevenção de doenças cardiovasculares e respiratórias.


Adote uma dieta alimentar saudável

Comer mais alimentos vegetais como frutas, legumes e cereais e evitar alimentos ultraprocessados, carnes vermelhas e alimentos gordurosos pode reduzir em até 40% o risco de câncer.


Mantenha um peso adequado

Estar acima do peso pode aumentar os riscos de desenvolver a doença. Por isso, mantenha uma alimentação saudável e pratique atividades físicas.


Evite as bebidas alcóolicas

O consumo em qualquer quantidade aumenta as chances de desenvolver a doença, especialmente, quando combinado ao uso do tabaco.


Pratique atividades físicas

A prática regular de atividades físicas, de forma equilibrada, é um grande benefício para a saúde. É importante, primeiro, realizar uma avaliação médica para adequar a frequência e a intensidade dos exercícios ao seu corpo.


Evite a exposição prolongada ao sol

Especialmente entre 10h e 16h, use protetor solar adequado ao seu tipo de pele. Um médico poderá te recomendar o fator de proteção mais adequado. Reforce a prevenção com o uso de chapéu e protetor solar labial


Vacina contra o HPV

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem ser vacinados contra o HPV. A vacina é oferecida pelo SUS.


Exame de colo de útero

As mulheres de 25 a 64 anos também deverão realizar o exame preventivo de colo de útero (papanicolau) anualmente. Depois de dois resultados negativos consecutivos, o exame poderá ser feito a cada três anos.


Exame de colonoscopia

Homens e mulheres com mais de 50 anos devem realizar um exame para pesquisa de sangramento nas fezes (colonoscopia), anualmente, para detecção precoce do câncer de intestino.


Exames de próstata

Os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para avaliar o risco de câncer da próstata e receber as devidas orientações.


Exame clínico de mama

As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar a mamografia anualmente. No entanto, para as mulheres consideradas do grupo de alto risco, ou seja, que tiveram casos de câncer de mama na família diagnosticado antes dos 50 anos, os exames clínicos associados à mamografia anual devem ser realizados a partir dos 35 anos. Todas as mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar o exame de mama, em um intervalo máximo de dois anos.


Vacine contra a hepatite B

O câncer de fígado pode estar relacionado à uma infecção pelo vírus da hepatite B. Por isso, a vacinação é um meio de prevenção. Os postos de saúde do País disponibilizam a vacina contra esse vírus para pessoas de todas as idades.



*Informações retiradas do site oficial do INCA – Instituto Nacional do Câncer.


Precisa de mais Dicas e Orientações


Preparamos alguns materiais que oferecem informações e instruções necessárias para que o seu tratamento aconteça de forma tranquila e segura.

Confira os nossos guias:



BLOG CON

Um dos nossos valores é promover a educação, a prevenção e a conscientização de maneira constante

28 de julho de 2021

Os  tumores de cabeça e pescoço podem originar-se na cavidade oral, nasal, faringe, laringe e glândulas salivares, sendo o principal tipo histológico desses cânceres, o carcinoma escamoso, representando 90% dos casos. O seu desenvolvimento apresenta como principal fator etiológico a combinação do consumo de álcool e tabaco, mencionados conjuntamente porque os fumantes tendem a ser etilistas. […]

31 de maio de 2021

No dia 15 de maio, o Brasil perdeu uma de suas maiores atrizes. A morte de Eva Wilma (87), por complicações de câncer de ovário, reacendeu o alerta para os cuidados e formas de prevenção.  Uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indica que, no triênio 2020/2021/2022, é esperado o surgimento de 6.650 novos […]

27 de maio de 2021

O CON recebeu a recertificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), principal certificadora de qualidade em serviços de saúde no Brasil! A Organização Nacional de Acreditação (ONA) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e […]

Unidade Barra da Tijuca

Unidade Barra da Tijuca

Endereço

Sun Plaza
Avenida das Américas, nº 7935 – bloco 2/ 336 a 345
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ


Unidade Botafogo

Unidade Botafogo

Endereço

Torre do Rio Sul
Rua Lauro Müller, 116/ 805
Botafogo, Rio de Janeiro – RJ


Unidade São Francisco

Unidade São Francisco

Endereço

Av. Presidente Roosevelt, nº 900
São Francisco, Niterói – RJ


Unidade São Gonçalo

Unidade São Gonçalo

Endereço

Rua Coronel Rodrigues, nº 422 / 1112
Centro, São Gonçalo – RJ


CON - Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão - Todos os direitos reservados Copyright 2020