fbpx

Saiba como o diagnóstico precoce de câncer aumenta as chances de cura no tratamento

16/08/2022
saiba-como-o-diagnostico-precoce-de-cancer-aumenta-as-chances-de-cura-no-tratamento.jpg?time=1714274479

Com o avanço tecnológico, o diagnóstico precoce de câncer tem se tornado cada vez mais possível entre os pacientes que apresentam a doença, aumentando em até 90% as chances de cura durante o tratamento.

Atribuído às mais de 100 variações de doenças malignas, o câncer é uma condição de saúde séria que consiste no crescimento desordenado de células, podendo atingir tecidos ou órgãos próximos à área afetada.

Emagrecimento e sangramento anormais, alterações na urina e nas fezes, febre, cansaço intenso e dor são alguns dos sintomas que podem indicar a presença da doença. 

Como o câncer é uma doença progressiva, o diagnóstico precoce é muito importante para identificar lesões pré-malignas ou a existência da doença em estágio inicial, ainda que não apareçam sinais prévios. Além de aumentar as chances de cura, ele também pode reduzir a proporção e a intensidade do tratamento, que deve ser avaliado e definido por um médico especialista.

Tratamentos oncológicos disponíveis no CON 

O CON é um Centro de Saúde especializado que conta com tecnologias avançadas e uma equipe multidisciplinar para realizar os seguintes tratamentos com segurança e humanização:

Biópsia de medula óssea

Esse tipo de procedimento, feito com anestesia local para amenizar o desconforto, auxilia no diagnóstico dos cânceres que atacam as células sanguíneas. Por meio de uma agulha, é retirado um pequeno fragmento de tecido mole encontrado no interior do osso. Após a coleta, o material é enviado para análise em laboratório de anatomia patológica, onde são identificados detalhes do câncer, como o estágio da doença. Essas informações irão auxiliar na decisão do tratamento mais adequado.

Centro de Terapia Infusional

Dedicado ao tratamento intravenoso, subcutâneo ou intramuscular, em regime de day clinic, esse tratamento pode ser feito nos Centros de Infusão de nossas unidades (São Francisco, São Gonçalo, Barra da Tijuca e Botafogo). A aplicação é acompanhada por uma equipe de médicos, enfermeiros e farmacêuticos capacitados em infusão de medicamentos injetáveis. O Centro de Infusão do CON atende aos tratamentos oncológicos e não oncológicos, como diversas doenças crônicas. Conheça todos os tratamentos realizados.

Hormonioterapia

Esse procedimento é aplicado ao tratamento de cânceres que se desenvolvem em locais diretamente estimulados por hormônios. Pode ser feito isoladamente ou combinado a outros tipos, como a quimioterapia, radioterapia ou procedimentos cirúrgicos. 

Imunoterapia

Utiliza medicações para induzir o próprio sistema imunológico do paciente a identificar as células cancerosas e combatê-las. O foco desse tratamento é fazer com que o tumor reduza de tamanho para somente depois erradicá-lo. Os medicamentos podem ser aplicados nas veias ou de forma subcutânea.

Laserterapia

Indicada no tratamento de feridas abertas, lesões de tecidos moles, processos inflamatórios e dores associadas a várias etiologias. Pacientes com cânceres de cabeça e pescoço, hematopoiético, além de candidatos a transplante de medula óssea podem realizar esse tipo de procedimento, desde que definido pelo médico responsável pelo tratamento.

Manutenção e cuidados com cateteres

O ideal nesse tipo de procedimento é que seja feito mensalmente ou de acordo com a orientação médica, em cateteres que não estejam em utilização por mais de 30 dias, garantindo que a passagem esteja livre e segura para uso.

Quimioterapia

Utiliza medicamentos que interrompem ou retardam o crescimento de células do câncer. Em alguns casos, esse tratamento também pode ser associado a outros procedimentos, como cirurgia, radioterapia ou terapia biológica.

Terapia Alvo

Utiliza o conceito de terapia personalizada, a partir do entendimento da ação dos genes. Com a identificação desse alvo molecular, podem ser utilizados medicamentos específicos que levam em consideração as características do tumor. 

CON – Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão no Rio de Janeiro

O CON é formado por oncologistas e hematologistas, alinhados aos avanços científicos e tecnológicos disponíveis mundialmente, dentro dos preceitos éticos instituídos, proporcionando atendimento individualizado e humanizado aos pacientes com câncer e aos seus familiares. Para oferecer os Serviços de Cuidados Clínicos Integrados (SCCI), contamos com uma equipe de enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas todos com formação especializada em oncologia. Atendemos nos bairros Barra da Tijuca e Botafogo, no Rio de Janeiro; São Francisco, em Niterói e no Centro, em São Gonçalo. Clique aqui para agendar a sua consulta no CON ou ligue para a nossa Central de Atendimento: (21) 3820-0068. Se você é médico, encaminhe seu paciente!

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.