fbpx

Prevenção do câncer de mama e amamentação: entenda a ligação

23/10/2023
prevencao-do-cancer-de-mama-e-amamentacao-entenda-a-ligacao.jpg?time=1714191410

A amamentação é um ato de amor e nutrição que beneficia tanto a mãe quanto o bebê. 

Além dos benefícios para o desenvolvimento infantil, a amamentação tem um impacto profundamente positivo na saúde das mães, em particular na prevenção do câncer de mama. 

Nesta matéria, exploraremos esta relação e como esse vínculo pode ser um aliado na luta contra a doença. Confira!

Amamentação como aliada

A amamentação é uma experiência singular para cada mãe e bebê. 

Enquanto a criança é nutrida com leite materno, a mãe também está fazendo algo importante por sua própria saúde.

Um estudo da Universidade de Curtin, na Austrália, revela que a cada ano de amamentação o risco diminui 4,3% durante esse período, além de reduzir a chance de formas mais agressivas, podendo evitar cerca de 20 mil mortes de mães por causa da doença.

Aliás, mulheres que amamentam por mais tempo tendem a ter um risco ainda menor de desenvolver câncer de mama.

Redução da exposição a estrógenos

Durante a amamentação, os níveis de estrogênio no corpo da mulher tendem a diminuir. 

É justamente os altos níveis de estrogênio que estão associados a um maior risco de câncer de mama, especialmente em mulheres após a menopausa.

Além disso, a amamentação estimula as células mamárias a se desenvolverem e a se especializarem na produção de leite, o que pode ajudar a eliminar as células danificadas ou potencialmente cancerosas.

Vale destacar também que, durante a amamentação, algumas mulheres têm uma supressão temporária da ovulação devido à produção de prolactina, o que também pode contribuir para a redução do risco de câncer de mama.

Conscientização

É importante que as mães estejam bem informadas sobre os benefícios da amamentação, não apenas para seus bebês, mas também para sua própria saúde. 

Embora amamentar ofereça muitos benefícios, sabemos que pode ser algo desafiador para algumas mães. Por isso, é essencial que as mulheres recebam apoio para superar os obstáculos que possam encontrar durante essa jornada. 

Contudo, aproveitamos a campanha do Outubro Rosa para destacar a importância de realizar a mamografia para prevenir ou detectar o câncer de mama o quanto antes.

Se você possui mais de 40 anos, não negligencie esta etapa crucial de prevenção. Cuide-se!

Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão no Rio de Janeiro

A Clínica de Oncologia e Hematologia (CON) oferece tratamentos multidisciplinares nas áreas de oncologia clínica, onco-hematologia e um centro de terapia infusional, trabalhando sob uma perspectiva humanizada. Agende uma consulta e saiba mais!

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.