fbpx

Hormonioterapia – Como lidar com os sintomas do tratamento

27/09/2023
hormonioterapia-como-lidar-com-os-sintomas-do-tratamento.jpg?time=1714274479

A hormonioterapia é um procedimento usado para tratar os cânceres que são  estimulados por hormônios. O tratamento pode ser usado de forma isolada ou combinado a outros, como a quimioterapia e a radioterapia.

Ela também pode ser combinada com procedimentos cirúrgicos. Após uma cirurgia, o tratamento com hormonioterapia em alguns tipos de câncer de mama, por exemplo, diminui a chance de recidiva da doença. Pode-se utilizar a hormonioterapia também antes de uma cirurgia, em casos mais selecionados,  onde  é necessário reduzir o tamanho do tumor e outras estratégias de tratamento que não estão indicadas. 

Embora seja eficaz no combate de alguns tumores, a hormonioterapia pode causar uma série de efeitos colaterais, que variam de acordo com o tipo de medicamento e a resposta individual do paciente.

Aqui estão alguns sintomas comuns associados à hormonioterapia e algumas dicas de como lidar com eles:

Fogachos (ondas de calor)

Esses episódios de calor intenso podem ser desconfortáveis. Tente vestir-se em camadas, evite alimentos condimentados, cafeína e álcool, e mantenha um ambiente fresco e bem ventilado.

Alterações de humor

Alguns medicamentos hormonais podem afetar o humor, causando ansiedade, irritabilidade ou tristeza. Converse com seu médico sobre esses sintomas e considere o suporte psicológico, como terapia ou grupos de apoio.

Ganho de peso

A hormonioterapia pode levar ao aumento de peso. Mantenha uma alimentação equilibrada, com alimentos saudáveis e porções adequadas. Exercite-se regularmente, de acordo com suas possibilidades e com orientação médica.

Fadiga

É comum sentir-se cansado durante o tratamento hormonal. Priorize o descanso e o sono adequado. Se possível, divida as tarefas diárias em pequenas etapas e peça ajuda quando necessário.

Alterações na libido

A hormonioterapia pode afetar o desejo sexual. É importante comunicar-se abertamente com o(a) parceiro(a) sobre essas mudanças e explorar outras formas de intimidade e conexão.

Alterações na pele e nos cabelos

Alguns medicamentos hormonais podem causar alterações na pele e nos cabelos. Mantenha uma rotina de cuidados com a pele adequada e procure produtos suaves. Em relação aos cabelos, considere cortes curtos, perucas ou lenços, se necessário.

Alterações ósseas 

Em alguns casos, a hormonioterapia pode aumentar o risco de enfraquecimento dos ossos. Converse com seu médico sobre a necessidade de suplementação de cálcio e vitamina D, bem como a importância da prática de exercícios físicos adequados.

Lembre-se de que essas dicas são gerais e é essencial conversar com seu médico especialista para obter orientações específicas para o seu caso. O médico poderá ajustar a dosagem dos medicamentos, prescrever tratamentos adicionais ou encaminhá-lo para profissionais especializados em cuidados paliativos, se necessário. O suporte psicológico também pode ser valioso para ajudar a lidar com os efeitos emocionais e físicos da hormonioterapia.

Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão no Rio de Janeiro

O CON é mais do que uma clínica de oncologia, é um Centro de Saúde que desde 1995 oferece tratamentos multidisciplinares nas áreas de oncologia clínica, onco-hematologia e um centro de terapia infusional sob uma perspectiva humanizada. 

O Centro de Saúde acompanha os avanços tecno-científicos, com unidades modernas, confortáveis e acolhedoras para atender todas as necessidades dos seus pacientes. 

O CON dispõe de 4 unidades presentes na Barra da Tijuca, Botafogo, Niterói e São Gonçalo.⠀

Conte com o CON para realizar o seu tratamento e vencer o câncer. 

Clique aqui para agendar a sua consulta no CON ou ligue para a nossa Central de Atendimento (21) 3820-0068. Se você é médico, encaminhe seu paciente!

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.