fbpx

Por que os casos de câncer cresceram tanto em 2020?

09/03/2021
por-que-os-casos-de-cancer-cresceram-tanto-em-2020.jpg?time=1714102604

Por Dra. Adrienne B. Moreno.

O número de casos de câncer vem crescendo nos últimos anos no mundo, e a estimativa de crescimento no Brasil segue a mesma tendência.

Lá em fevereiro de 2020, antes da pandemia, o INCA publicou os dados de previsão de incidência de câncer para o Brasil entre 2020 e 2022. 

Foi previsto que irão ocorrer 625 mil novos casos de câncer nesse período, com a seguinte distribuição de incidência (mais comum – menos comum): câncer de pele (não melanoma), mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.

Esse aumento do número de casos tem relação com 2 fatores: 1 fator relacionado à piora da saúde (tais como obesidade, sedentarismo e ingestão de alimentos processados) e outro fator relacionado com a detecção precoce (como aprimoramento da tecnologia na área de diagnóstico e melhora do acesso ao sistema de saúde).

Ter uma vida saudável não vai impedir que uma pessoa tenha câncer ou outros problemas de saúde, mas diminuirá significativamente as chances disso ocorrer. 

E caso passem pelo infortúnio de receber um diagnóstico de câncer, estar com a saúde em dia facilitará enormemente o tratamento.

Por conta da pandemia pelo SARS COV 2, e com ela o confinamento, ocorreu o aumento da ingestão de álcool e tabagismo, além do ganho de peso e sedentarismo. Especula-se que esse aumento do número de casos possa ser ainda mais expressivo. 

Aliado a todos esses fatores, o medo de procurar uma consulta médica pode atrasar o diagnóstico precoce de um câncer, e com isso, diminuir as chances de cura. Para manter a saúde em dia, tenha hábitos de vida saudáveis, e não deixe de fazer consultas médicas e exames periódicos. Prevenção e detecção precoce são os maiores aliados no combate ao câncer.

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.