fbpx

Câncer de Colo Uterino: Março é o mês de prevenção da doença

11/03/2021
cancer-de-colo-uterino-marco-e-o-mes-de-prevencao-da-doenca.png?time=1714102604

A conscientização sobre a prevenção do câncer de colo do útero é lembrada no dia 26 de março.

O câncer de colo uterino geralmente é assintomático em sua fase inicial. Nesta fase, o exame citopatológico pode detectar o desenvolvimento de alterações celulares atípicas ou lesões pré-malignas.

De acordo com as diretrizes brasileiras de rastreamento do câncer de colo do útero, a periodicidade do rastreamento é um exame papanicolau a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos normais. Por isso, é extremamente importante que o exame de Papanicolau seja realizado de acordo com a indicação do seu médico ginecologista.

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada também à diminuição do risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV). O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, em 2014, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas e em 2017, para meninos. A boa notícia é que a vacinação contra o HPV está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

*Fonte: INCA

São considerados fatores de risco para o desenvolvimento de câncer do colo do útero:o tabagismo,

  • a iniciação sexual precoce
  • a multiplicidade de parceiros sexuais
  • a multiparidade e o uso de contraceptivos orais

Previna-se sempre! Saiba mais em: con.com.br/tipos-de-cancer/colo-do-utero/

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.