fbpx

Imunoterapia: tudo que você precisa saber sobre esse método de tratamento

23/05/2024
imunoterapia-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-esse-metodo-de-tratamento.jpg?time=1718874504

Existem diferentes abordagens no tratamento do câncer, e cada uma delas oferece respostas positivas e específicas que funcionam de maneiras diversas para os pacientes.

Embora a quimioterapia e a radioterapia sejam tratamentos amplamente conhecidos e divulgados, a imunoterapia é uma opção menos conhecida, porém igualmente importante.

Neste artigo, vamos nos aprofundar um pouco mais nessa forma de tratamento inovadora, explicando como ela atua no organismo e qual é o seu papel fundamental no combate ao câncer.

O que é a Imunoterapia?

A imunoterapia é um tratamento que consiste na alteração do sistema imunológico, estimulando-o a combater doenças, como o caso.

Essa alteração é feita através de proteínas sintetizadas em laboratório e o método de tratamento pode ser utilizado sozinho ou em combinação com outras técnicas, como as já citadas quimioterapia e radioterapia.

Existem vários tipos de imunoterapia, com formas de ação e indicações de uso diferentes. É essencial conversar com o médico especialista para determinar se a imunoterapia é recomendada para o seu caso. A decisão deve levar em consideração todos os possíveis benefícios e riscos envolvidos no processo.

Efeitos colaterais

Assim como qualquer método de tratamento contra o câncer, a imunoterapia também pode apresentar efeitos colaterais, que podem variar para cada paciente.

De modo geral, os efeitos mais frequentemente percebidos incluem:

  • Fadiga;
  • Náuseas e vômitos;
  • Coceira;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de peso;
  • Falta ou diminuição do apetite;
  • Outros.

Lembre-se que esses sintomas podem ser experimentados de maneiras diferentes e devem ser acompanhados de perto pela equipe de profissionais.

Todos os tipos de câncer podem ser tratados com imunoterapia?

A imunoterapia não se aplica a todos os casos, já que sua indicação tem relação com o tipo de tumor e a fase do tratamento em que o paciente se encontra. 

O método é mais eficaz em alguns tipos de câncer, como melanoma, câncer de pulmão, câncer de rim, câncer de bexiga e linfoma de Hodgkin. 

É essencial entender que a imunoterapia representa um avanço promissor e significativo nas formas de tratamento contra o câncer, oferecendo uma alternativa mais direcionada e menos agressiva.

Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão no Rio de Janeiro

O Centro de Oncologia e Hematologia (CON) oferece tratamentos multidisciplinares nas áreas de oncologia clínica, onco-hematologia e um centro de terapia infusional, trabalhando sob uma perspectiva humanizada. Clique aqui para agendar a sua consulta no CON ou ligue para a nossa Central de Atendimento (21) 3820-0068. Se você é médico, encaminhe seu paciente!

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2024 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.