fbpx

Dezembro Laranja: 4 dicas para uma prevenção eficaz

17/12/2020
dezembro-laranja-4-dicas-para-uma-prevencao-eficaz.png?time=1714102604

Precisamos falar sobre os cuidados com a saúde! Afinal, o Dezembro Laranja desperta a atenção para o tipo de tumor mais comum: o câncer de pele.

Durante a estação mais quente do ano, grande parte da população aumenta a exposição ao sol sem utilizar a proteção adequada, como o protetor solar e o chapéu. Se esse é o seu caso, está na hora de ligar o sinal de alerta para os danos dos raios solares.

É possível aproveitar o verão sem deixar os cuidados de lado! Continue lendo este artigo que preparamos para que você saiba como se proteger e entenda a importância da detecção precoce.

Boa leitura!

Dezembro Laranja, um mês que precisa de mais divulgação

Segundo o INCA, são registrados cerca de 180 mil casos todos os anos, o que corresponde a 30% dos diagnósticos de neoplasias em nosso país. Já pensou se todos nós seguíssemos as boas práticas de prevenção do câncer de pele? Certamente esse número seria muito menor! 

Talvez você esteja lendo este material e pense que a detecção da neoplasia só costuma acontecer em cidades banhadas pelo mar, porém, preste atenção no dado a seguir: O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de casos de câncer de pele no Brasil! 

Isso só reforça que todos devem dar a devida importância aos cuidados com a pele e que campanhas de conscientização, como esta, são fundamentais para que cada vez mais pessoas entendam a relevância da prevenção e da detecção precoce.

A seguir, separamos 4 dicas para uma prevenção eficaz que deve ser seguida durante o Dezembro Laranja e em todos os outros meses do ano. Confira!

  1. Por que o protetor solar é fundamental para a sua pele?

A maioria das pessoas tende a utilizar o protetor solar apenas quando frequentam a praia ou a piscina, mas saiba que elas estão totalmente erradas!

É crucial passar protetor nesses ambientes, mas e no dia a dia? Às vezes estamos expostos aos raios solares mesmo que não seja possível perceber, mesmo que ele não esteja “queimando” – literalmente. 

Os dias nublados são um bom exemplo disso, você pode não ver, mas o sol está lá, pronto para causar algum tipo de mancha na pele ou até mesmo uma neoplasia. Ou seja, todo cuidado é pouco!

A pele é o maior órgão do corpo humano e reveste cada centímetro do nosso corpo, então deveríamos ter mais cuidado com ela.

Crie uma rotina simples: acordar, lavar o rosto e passar protetor imediatamente, repetindo a aplicação a cada 2h. Mas, caso haja contato com a água ou suor excessivo, deve-se “retocar” imediatamente.

Caso você use algum tipo de hidratante indicado para a sua pele, ele deve ser passado antes do protetor solar e, no caso das maquiagens, depois. 

Além de auxiliar contra o envelhecimento precoce, pois o sol tende a deixar a pele enrugada e sem elasticidade, e também prevenir manchas na pele, ele é peça-chave na prevenção do câncer.

A escolha do protetor solar vai depender da quantidade de melanina que a pessoa possui ou de outras características da pele, como a oleosidade, por exemplo.

Vale ressaltar que a escolha para o rosto deve começar a partir do FPS 30, devido ao fato da região ser a mais exposta e sensível. Confira alguns detalhes para observar antes da sua escolha: (esta parte também dá para criar um post)

  • O produto possui proteção UVA e UVB?
  • Sua pele corresponde ao tipo de protetor (sensível, seca, oleosa)?
  • Algum dos componentes causam dúvida quando o assunto é alergia?
  • Sua pele é oleosa? Prefira as versões em gel, sérum, mousse e loções fluidas livres de óleo.

A maioria dos protetores possui uma indicação: não aplicar na região dos olhos, mas elas não podem ser esquecidas! Existem muitos casos de câncer de pele nas pálpebras, então, aplique o produto indicado em pequena quantidade e com muito cuidado para não cair no globo ocular.

Para as mulheres: lembre-se de que nenhuma maquiagem, mesmo que ela contenha FPS substitui o protetor. 

  1. O sol dentro e fora dos horários adequados

Todo mundo já sabe os horários adequados para a exposição solar, mas nem sempre é possível seguir a “regra”. 

Atualmente, temos percebido que o sol tem ficado cada vez mais forte, inclusive antes das 10h e depois das 16h. 

Porém, entre esses horários existe uma maior incidência dos raios ultravioleta, aumentando drasticamente o risco de formação de bolhas e até mesmo desenvolvimento do câncer de pele, principalmente em pessoas que possuem histórico familiar da doença.

Porém, para que a Vitamina D seja realmente absorvida, sendo sintetizada pelo organismo, é necessário uma exposição sem proteção entre 12h e 14h, mas fique atento! Esse sol só deve acontecer de 10 a 20 minutos, visto que o risco é muito grande.

Infelizmente, o sol do começo da manhã e do final da tarde produzem menos Vitamina D do que no horário de pico, mas você também pode obtê-la de outras fontes, tais como: óleo de bacalhau, gema de ovo e fígado, mas é difícil obter a quantidade mínima recomendada dessa forma. 

Siga as instruções do seu médico dermatologista antes de se expor ao sol, afinal, cada pessoa possui características únicas no organismo e na pele.

  1. Acessórios que podem auxiliar na sua prevenção

Você sabia que alguns acessórios que você costuma utilizar na sua rotina podem ser eficazes na prevenção do câncer de pele

Os óculos de sol são um exemplo. Modelos que bloqueiam os raios UV são apropriados para oferecer proteção para os olhos e as pálpebras, evitando o surgimento de melanomas no local.

Preste atenção ao material dos seus óculos, pois modelos de origem duvidosa costumam ser fabricados apenas com um objetivo: a estética. Ou seja, eles não irão proteger os seus olhos contra os raios ultravioletas.

Já o chapéu deve ser utilizado com o intuito de proteger o pescoço e as orelhas, pois são regiões em que a neoplasia costuma se desenvolver. 

Então, na hora de escolher o seu modelo do acessório, opte por aquele que possuir aba. Preste atenção, também, ao material: a palha não é tão eficiente quanto tecidos mais grossos.

  1. Outros fatores que devem ser evitados quando o assunto é câncer de pele

Além dos cuidados com o sol, escolha correta do protetor solar e dos acessórios, existem mais ações que você deve realizar para garantir uma proteção completa contra os raios solares.

A primeira é saber escolher as suas roupas, um fator muito importante para quem trabalha ao ar livre. Nesse caso, a escolha do tecido é eficiente para gerar uma prevenção de qualidade: opte por aqueles que possuem espaçamentos menores e de cor escura. 

Outro ponto é o bronzeamento artificial: saiba que ele também pode trazer danos à pele, pois os raios ultravioletas emitidos nas câmaras não são inofensivos. Além disso, a prática pode estar associada ao risco de melanoma. Vale redobrar o cuidado!

Não podemos ignorar a exposição solar na infância. Você sabia que as queimaduras adquiridas na infância podem se tornar melanomas no futuro? Por isso, a prevenção deve começar desde cedo! 

Por fim, você não pode perder o hábito de observar o seu corpo para identificar pintas e manchas anormais. Assim como o autoexame é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, você deve observar a sua pele com frequência e procurar o seu médico caso tenha alguma suspeita.

Lembre-se: o tratamento mais eficiente para o câncer de pele é a detecção precoce!

O CON está de portas abertas para lhe atender

É fundamental que a prevenção seja realizada seguindo as dicas acima, pois através dela você resguarda o seu corpo de possíveis neoplasias.

 

Além disso, estar sempre atento às mudanças no organismo é crucial para garantir um diagnóstico precoce, ou seja, assim que perceber qualquer alteração, agende uma consulta com um médico de confiança. E não deixe de realizar visitas e exames de rotina também!

Já passou pelo seu médico dermatologista e ele detectou algum tipo de neoplasia? Não se preocupe, o CON está de portas abertas para auxiliar no seu tratamento.

Com uma equipe multidisciplinar e atendimento humanizado, focamos na restauração da sua saúde, seguindo todos os critérios de segurança para manter a sua saúde sempre em dia.

Para agendar a sua consulta, clique no banner abaixo:

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.