fbpx

Como a soja pode contribuir para sua saúde

08/02/2017
Blog_Post_Soja.jpg?time=1714017143

Uma alimentação saudável requer diversos elementos para se manter balanceada e benéfica ao corpo humano. Veja neste blog post como a soja pode contribuir para uma dieta regrada.

Propriedades da soja

A soja é rica em proteínas, contendo isoflavonas e fitosteróis que ajudam na redução dos riscos de doenças crônicas e degenerativas. Além disso, ela é uma ótima fonte de minerais, como:

  • ferro;
  • potássio;
  • magnésio;
  • zinco;
  • cobre;
  • fósforo;
  • manganês;
  • vitaminas do complexo B.

Fibras

As fibras insolúveis da soja não são digeridas no trato gastrointestinal humano e atuam normalizando a mobilidade intestinal, prevenindo a diverticulite e constipação. Já as fibras solúveis trabalham no controle do diabetes tipo II (pacientes não insulino-dependentes) e na diminuição dos níveis sangüíneos de LDL-colesterol.  

Entretanto, a soja conta com uma restrição: pacientes com câncer de mama hormônio sensível não podem fazer uso desse alimento.

Menopausa ou climatério

O consumo de soja (cerca de 25g/dia de proteína) não reduz o número de ondas de calor nas mulheres em fase de climatério(menopausa), porém diminui a intensidade (50mg/dia de isoflavonas).

“O consumo diário de no mínimo 25 g pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado com dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis” (ANVISA, 2007).

Redução de risco de doenças

Hoje, já existem evidências de que o consumo de soja está diretamente associado à redução de riscos de câncer na cabeça, pescoço, fígado, boca, ovário e cervical. Devido à presença de zinco, a alimentação que inclui soja também pode diminuir os riscos de Alzheimer.

Manter uma vida saudável com práticas esportivas e dietas equilibradas podem proporcionar mais longevidade e qualidade no cotidiano. Portanto, não deixe a preguiça tomar conta. Pratique exercícios e alimente-se bem para viver melhor.

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.