fbpx

Mucosite durante o tratamento do câncer

15/06/2018

A mucosite é um processo inflamatório no tecido que reveste todo o trato gastrintestinal, chamado de mucosa, que vai da boca até o ânus.

Essa inflamação ocorre principalmente na boca, na garganta e no esôfago, durante os tratamentos de radioterapia e quimioterapia na região de cabeça e pescoço.

Leva a um desconforto intenso, diminuição da qualidade de vida provocada pela dor, comprometimento da mastigação, deglutição, diminuição da salivação e dificuldade de higienização.

A escala mais utilizada para medir a mucosite bucal é aquela da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ela classifica a mucosite em quatro graus:

  • Grau 0: É aquele no qual não existem sinais ou sintomas.
  • Grau 1: A mucosa apresenta-se eritematosa e dolorida.
  • Grau 2: É caracterizado por úlceras, e o paciente alimenta-se normalmente.
  • Grau 3: O paciente apresenta úlceras e só consegue ingerir líquidos.
  • Grau 4: O paciente não consegue se alimentar.

Mesmo na presença da mucosite, é importante manter a alimentação, sendo necessário, às vezes, adaptar sua consistência à aceitação do paciente.

Como? Caso precise, inicie com uma dieta mais pastosa, com purês, vitaminas, sucos. Se mesmo assim não conseguir se alimentar, invista em sopas batidas na temperatura ambiente, vitaminas, sucos, chás gelados, e até chupar gelo de água filtrada ou água de coco.

Evite: alimentos ácidos, muito temperados (ex. pimenta, molho shoyu, mostarda), salgados, duros, crus, integrais e secos; bebidas como café, mate, refrigerante, bebidas alcoólicas.

Prefira: alimentos macios e de sua preferência, para facilitar a aceitação; Alimentos na temperatura ambiente ou frios; Alimentos como inhame, laranja lima, mamão e tomate podem ajudar na imunidade devido à presença de substâncias antioxidantes.

Mantenha sempre a higiene bucal e beba bastante líquido, principalmente água; 1,5 a 2L por dia. Fracione esse volume durante o dia em pequenas doses.


E atenção: é importante o acompanhamento regular com um(a) nutricionista.

Por Verônica Pessoa, nutricionista do Grupo CON, especializada em nutrição oncológica.

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.