fbpx

Como a obesidade pode aumentar os riscos de câncer

13/08/2018
post_con_agosto_06.jpg?time=1711599666

Uma pesquisa do Instituto Cancer Research UK mostrou que mais de 2,5 mil casos de câncer poderiam ser evitados por semana com mudanças no estilo de vida. Enquanto o tabaco é frequentemente associado à doença, outros vilões alertam os pesquisadores, como a obesidade, que pode provocar 13 tipos diferentes de câncer.

Os casos relacionados ao excesso de peso aumentaram de 5,5% em 2011 para 6,3% em 2015, segundo levantamento do instituto britânico. No entanto, houve uma queda nos diagnósticos associados ao tabaco, creditada às campanhas antitabagismo que reduziram o número de fumantes.

Segundo a OMS, 13 em cada 100 casos de câncer no Brasil são atribuídos ao sobrepeso e à obesidade. Os dados se tornam ainda mais alarmantes quando associados ao fato de que mais da metade dos adultos brasileiros está acima do peso: o excesso de peso corporal na população adulta aumentou de 42,6% em 2006 para 53,8% em 2016, conforme alerta divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer.

Dr. Tiago Pontes, oncologista do Grupo CON – Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão, sinaliza os principais tipos de câncer relacionados à obesidade: endometrial, rins, gástrico, cólon, reto, pâncreas e trato biliodigestivo, mama, adenocarcinoma de esôfago, ovário e mieloma múltiplo.

Os fatores que associam o excesso de peso à doença variam conforme o tipo de câncer. “Há relação entre câncer de pâncreas, obesidade e sedentarismo, por exemplo, e também entre esse tipo de câncer e a diabetes, que pode ser um fator de risco”, explica o médico. “A obesidade aumenta o risco de câncer colorretal em cerca de 30%, ao comparar obesos e pessoas com peso normal. Isso acontece devido ao aumento da resistência à insulina e aumento de IGF-1, ambos fatores que promovem inflamação”.

Ainda segundo o Dr. Tiago, outros quadros pressupõem a relação da obesidade com o câncer, como alterações de hormônios sexuais, ganho de peso excessivo na pós-menopausa, e aumento da resposta inflamatória induzida pela obesidade ou excesso de peso, que pode promover a multiplicação de células cancerígenas.

Segundo posicionamento divulgado pelo INCA no ano passado, 1 em cada 3 casos dos tipos de câncer mais comuns no Brasil poderiam ser prevenidos por meio da alimentação saudável, prática regular de atividade física e peso corporal adequado. O documento revela que a alimentação inadequada, em conjunto com consumo de bebida alcóolica, inatividade física, excesso de peso corporal e obesidade são responsáveis por 21% dos cânceres em mulheres e 22,4% em homens.

“É importante chamar a atenção da população para mudanças de hábito que podem prevenir doenças graves como o câncer. O excesso de peso é um bom exemplo disso, pois não tem uma associação tão evidente com o câncer como outros fatores, como o tabagismo”, finaliza o Dr. Tiago.

 

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.