fbpx

Outubro Rosa: ampliação do acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento

22/10/2018
blog-post-rosa-2.jpg?time=1714017143

No Rio de Janeiro, mamografia pode ser realizada gratuitamente na rede estadual de saúde

O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 com a finalidade de alertar mulheres e homens sobre o câncer de mama e destacar a importância do diagnóstico precoce.

É o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 30% dos diagnósticos a cada ano.

A possibilidade de cura varia de acordo com a extensão da doença, segundo Daniela Amaral, oncologista do Grupo CON. “Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances. Nesse caso, as principais armas estão na informação e na mamografia, que deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos”, destaca a médica.

“O câncer de mama hoje é um problema relevante em saúde pública. O conhecimento deve se estender a toda a população, principalmente a quem atua na área da saúde”, completa.

No Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde disponibiliza cerca de 6 mil vagas por mês para realização da mamografia, através do Rio Imagem. O serviço é gratuito e pode ser realizado no Centro da cidade e em outros municípios. No entanto, nem todas as cidades do Estado possuem mamógrafo disponível na rede pública.

“A dificuldade de deslocamento, entre outros fatores, acaba gerando uma alta taxa de desistência. Vale reforçar com as pacientes que confirmem a presença na data marcada, assim garantimos a utilização da vaga”, ressalta a oncologista.

Saiba como agendar sua mamografia na rede estadual de saúde

  1. A paciente deve se consultar em uma unidade básica de saúde (postos de saúde e clínicas da família), onde será avaliada. Se necessário, o médico vai solicitar o exame.
  2. A própria unidade de saúde fará o agendamento da mamografia pelo sistema do Rio Imagem. O prazo para agendamento é de até 15 dias.
  3. Após a realização do exame, o resultado estará disponível online em até 7 dias. A paciente também poderá retirar o laudo impresso e as imagens na unidade.
  4. Se houver necessidade de biópsia, o Rio Imagem entrará em contato com a paciente para agendar o procedimento, realizado no próprio local.
  5. O resultado da biópsia estará disponível para retirada em até 20 dias. Assim, a paciente terá o diagnóstico em mãos para iniciar o tratamento, caso confirmado o câncer de mama.

Se ame. Se cuide. Agende sua mamografia.

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.