fbpx

Yoga para todos: 7 exercícios que você pode fazer hoje

14/05/2020 1
yoga-para-todos-7-exercicios-que-voce-pode-fazer-hoje-1200x676.jpg

Aumente a sua qualidade de vida com os benefícios que as práticas podem agregar à sua rotina.

Namastê! Conhecido por muitas pessoas por suas posturas complexas, na verdade existem práticas de yoga para todos.

São várias modalidades e exercícios, com diversos níveis e finalidades, mas, certamente, você pode começar a praticar hoje, se desejar!

Com poucas semanas de atividade, os benefícios são percebidos pelos praticantes e até mesmo por seus amigos e familiares. Alguns destaques são: 

  • Aumento da sensação de bem-estar;
  • Melhora na respiração;
  • Qualidade no sono;
  • Aumento da autoestima e na imunidade.

E se você acha que precisa preparar um ambiente específico para começar a praticar, saiba que não é necessário! Alguns exercícios de yoga podem ser realizados até mesmo na cama, inclusive por pessoas que possuam algum tipo de limitação. 

Ou seja, até mesmo durante a quarentena, neste momento de isolamento social que nós estamos vivendo, você pode dar início à sua atividade de condicionamento físico e energético.

Pensando nisso, a instrutora Cristina Viana preparou uma série de vídeos, disponibilizada na página do Facebook do CON, para que você comece a obter os benefícios do yoga a partir de hoje.

Não importa se você é iniciante na prática ou até mesmo paciente oncológico: são séries de yoga para todos. Veja, a seguir, os temas dos vídeos divulgados pela instrutora e boa prática!

Aula 1: Posturas restaurativas

No primeiro vídeo da série, Cristina traz dicas para você restaurar as energias por meio da sua postura. 

Você deve escolher uma das opções apresentadas para acomodar o seu corpo de forma confortável, relaxar e gerar a restauração proposta. 

Para a execução, é importante contar com o auxílio de almofadas e travesseiros, que irão ajudar a manter o conforto na postura e o relaxamento.

Com a prática diária, você irá aumentar a sua qualidade de vida e ainda ajudará o seu sistema imunológico.

 

Aula 2: Respiração consciente

Conforme já abordamos acima, um dos principais benefícios do yoga é a melhora na qualidade da respiração, nossa principal fonte de energia.

Assim, ao tornar o ato de inspirar e expirar mais consciente, você consegue acalmar o seu fluxo de pensamentos e, consequentemente, trazer mais equilíbrio à rotina.

Assista ao vídeo e pratique o seu conteúdo todos os dias para observar as mudanças:

 

Aula 3: Começando bem o dia

Nesta aula, a professora traz movimentos simples que você pode realizar antes de levantar da cama todos os dias. 

Você irá acordar o seu corpo com qualidade e transmitir uma mensagem de saúde e vitalidade, mantendo boas vibrações ao longo do dia. 

Além disso, também irá aliviar tensões acumuladas em diversas partes do seu corpo.

Certamente, o seu tempo será mais produtivo e de maior qualidade ao inserir a prática na rotina diária.

 

Aula 4: Respiração alternada

A aula 4 é adequada para o momento desafiador causado pela pandemia do novo coronavírus e pelo isolamento social.

É normal surgirem sentimentos, como ansiedade e estresse, por conta da atual situação. No entanto, é possível evitá-los por meio do equilíbrio dos fluxos mentais, emocionais e energéticos.

Cristina traz a respiração alternada como prática que pode ser feita em qualquer momento do dia e sem contraindicações.

 

Aula 5: Respiração completa

Mais uma prática que irá ajudar a melhorar a sua respiração! No vídeo, Cristina apresenta todos os passos para se obter benefícios e resultados por meio da inspiração e expiração.

Você irá conseguir desacelerar a agitação mental, aumentar a sua capacidade pulmonar e levar a consciência ao momento presente.

Ao realizar o exercício com frequência, você irá aumentar a qualidade da sua respiração e das suas ações na rotina diária.

 

Aula 6: Introdução à meditação

Na aula 6, a instrutora apresenta alguns benefícios da meditação por meio das práticas apresentadas no vídeo.

Você irá expandir a sua consciência e a respiração, podendo observar a calma do seu fluxo de pensamentos, o equilíbrio e o aumento da qualidade de vida.

Se essa for a sua primeira experiência com a meditação, saiba que podem surgir momentos um pouco desafiadores por conta das distrações. Porém, basta voltar a consciência para a prática, com paciência e foco.

Além disso, a tendência é que as distrações sejam menos frequentes, conforme você consegue estabilizar a sua mente durante a prática.

Ao realizar a meditação com mais frequência você poderá dar continuidade ao exercício sem a necessidade de acompanhar o vídeo. Uma dica para esse futuro momento é: escolha músicas relaxantes, sons da natureza ou outro que lhe agrade e deixe a energia fluir, com paciência e muita calma.

 

Aula 7: Relaxamento guiado

O último vídeo da série de aulas traz um exercício de relaxamento consciente para que você consiga equilibrar as funções do seu corpo, da sua mente e as suas emoções.

Assim, você irá lidar melhor com pressões e cobranças presentes na sua rotina, além de trabalhar a aceitação em relação às situações que não podem ser controladas.

Assista ao vídeo e realize o exercício de relaxamento guiado para restaurar as suas energias!

 

Você percebeu que a prática do yoga é para todos? 

Se a sua resposta for sim, separe alguns minutos no seu dia para acompanhar os vídeos produzidos pela professora Cristina Viana.

É importante que a prática comece a fazer parte da sua rotina, para que você perceba os benefícios que as atividades propõem.

Comece hoje mesmo e viva uma vida de qualidade, consciência e plenitude. Você merece!

Comente nos vídeos ou aqui no Blog CON como tem sido a sua experiência com as aulas de yoga e compartilhe o conteúdo com os seus amigos e familiares.

E se você quiser saber mais, pode contactar a instrutora Cristina Viana pelo direct do Instagram: @cris_vianat 

 

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.