fbpx

Oncologia: 7 tratamentos realizados no CON para diferentes tipos de cânceres

01/12/2020 1
oncologia-7-tratamentos-realizados-no-con-para-diferentes-tipos-de-canceres.png?time=1713501638

A descoberta de um câncer vem acompanhado de diversos sentimentos, o que é normal! E os tratamentos realizados no CON auxiliam no restabelecimento da saúde tanto física quanto mental. 

O CON está aqui para a ser a ponte entre “estou com câncer…e agora?” ao “eu venci o câncer”! Acreditamos na possibilidade de cura e estamos prontos para ajudar os pacientes a receber o cuidado necessário.

Quando falamos em tratamentos de neoplasias, é comum associá-los imediatamente à quimioterapia, que costuma ser a indicação mais frequente para lidar com as células cancerígenas. Mas, no CON, são realizadas diversas terapias.

Neste artigo, iremos apresentar as possibilidades de tratamento que são oferecidas pelo CON e ajudam a garantir o cuidado integral do paciente oncológico. Boa leitura!

#1 – Vamos começar pela quimioterapia

O tratamento mais conhecido tem como base o uso de medicamentos que agem para interromper ou atrasar o crescimento de células do câncer

Dependendo do tipo de câncer, é comum que o protocolo esteja associado a outro procedimento, como a cirurgia e a radioterapia. A quimio é dividida em:

  • Neoadjuvante;
  • Adjuvante;
  • Paliativa.

Vamos citar o exemplo do câncer de mama. Dependendo da extensão da neoplasia mamária, é comum a recomendação da cirurgia para retirar o tumor e a realização da quimio, radioterapia e/ou tratamento biológico.

Para saber mais sobre o procedimento, acesse: Quimioterapia

#2 – Tratamento personalizado? A terapia alvo é!

O grande diferencial do protocolo é a sua personalização: o medicamento utilizado é específico de acordo com as características do tumor do paciente.

Como isso acontece? Cabe ao médico oncologista solicitar exames para que sejam analisados os genes, proteínas e outros fatores do tumor a ser tratado. 

Como benefício, o alvo atingido pelo tratamento é mais direcionado. Ou seja, a chance de atingir células saudáveis e causar efeitos colaterais é menor, se comparado à quimioterapia tradicional, por exemplo.

Saiba mais sobre o tratamento em: Terapia Alvo

#3 – Nova terapia em nossas unidades: laserterapia

Recentemente, trouxemos essa nova modalidade de tratamento para as nossas unidades: a laserterapia de baixa intensidade (LTBI) ou baixa potência (reativo).

O protocolo pode ser aplicado em pacientes com a finalidade de prevenção e tratamento das seguintes neoplasias:

  • Cabeça;
  • Pescoço;
  • Hematopoiético.

Além disso, candidatos a realizar o transplante de medula óssea também estão aptos a realizar a terapia.

Entre os benefícios destacamos a ação antiinflamatória, cicatrizante e analgésica, o que é fundamental para tratar, com sucesso, feridas abertas, lesões de tecidos moles e dores de forma rápida, segura e indolor.

Encontre mais informações sobre o protocolo em: Laserterapia

#4 – Hormonioterapia para tratar ou reduzir o tamanho do tumor

Como o nome indica, o tratamento está diretamente ligado ao tratamento de neoplasias que se desenvolvem por influência de hormônios. 

Assim como acontece em outras terapias, a hormonioterapia pode estar associada a outros protocolos, como a quimioterapia, ou com procedimentos cirúrgicos, com o objetivo de diminuir o tamanho do tumor.

Quando a terapia é aplicada após a operação, a possibilidade da doença reaparecer é menor. Além disso, ela é menos agressiva ao organismo do que a quimio tradicional.

Em relação aos efeitos colaterais, eles estão relacionados à ausência do hormônio. Alguns sinais comuns são:

  • Diminuição da libido;
  • Alterações na menstruação;
  • Aumento do peso;
  • Impotência;
  • Risco de trombose.

#5 – Biópsia de medula óssea

A biópsia é mais um procedimento oferecido em nossas unidades. Nesse caso, ele é realizado para detectar os tipos de neoplasia que acometem as células do sangue.

Como funciona? Com o apoio da anestesia local, uma agulha é inserida para retirar uma parte pequena de tecido mole, presente no interior do osso.

Após a análise, é possível identificar mais detalhes sobre a neoplasia e identificar o estágio da doença para definir a melhor possibilidade de cura para o caso. 

#6 – Heparinização de cateter para evitar coágulos

Para que a administração de medicamentos na quimioterapia aconteça de forma facilitada, realizamos o procedimento em nossas unidades.

Ele deve acontecer mensalmente ou segundo orientação médica, para que seja mantida a permeabilidade e não haja risco de obstrução causada por coágulos ou de precipitado de fármacos.

Saiba mais sobre o tratamento em: Heparinização de Cateter.

#7 – Imunoterapia para a redução do tumor 

O protocolo é utilizado com o objetivo de induzir o sistema imunológico a encontrar as células cancerígenas e reduzir o tamanho do tumor.

É um procedimento indicado para trazer qualidade de vida ao paciente oncológico, uma vez que possui menos efeitos colaterais em relação à quimioterapia tradicional. 

Por outro lado, o tratamento pode trazer consequências ao intestino grosso e ao pulmão, além de não ter uma resposta esperada em todos os casos. 

Já em relação aos tratamentos que trazem boas respostas, a imunoterapia ajuda a proporcionar resultados duradouros, pois é criada uma espécie de memória imunológica contra o tumor.

Seja qual for o seu caso, cuide da sua saúde!

Como sempre falamos, a prevenção é a melhor alternativa para que a saúde se mantenha em dia! 

Não deixe para cuidar da saúde depois! Se há a recomendação de que você faça o rastreamento de algum tipo de câncer, peça ao seu médico para orientar quanto aos cuidados necessários. 

Por outro lado, se você foi diagnosticada(o) com algum tipo de neoplasia, saiba que estamos de portas abertas para lhe receber, seguindo rigorosamente todos os protocolos de biossegurança em nossas unidades.

Temos uma equipe multidisciplinar com formação em oncologia que irá cuidar de você de forma integral e ajudar a restabelecer a saúde de forma leve e positiva. Além disso, nossos médicos oncologistas irão determinar o melhor protocolo para o seu caso.

Conte com o CON!

Repassando o que vimos neste post

  • Estamos aqui para ser a ponte entre “estou com câncer… e agora?” ao “eu venci o câncer”;
  • Além da quimioterapia, existem outros tratamentos realizados no CON que também ajudam a restabelecer a saúde;
  • Em nossas clínicas, oferecemos:
    • Quimioterapia;
    • Terapia alvo;
    • Laserterapia;
    • Hormonioterapia;
    • Biópsia de medula óssea;
    • Heparinização de cateter;
    • Imunoterapia.

Conte com o CON para restabelecer a sua saúde da melhor forma possível! Clique no banner a seguir e agende a sua consulta hoje mesmo:

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.