fbpx

Confira dicas de alimentos para pacientes com câncer

17/01/2020 2
confira-dicas-de-alimentos-para-pacientes-com-cancer.png?time=1713051640

Saiba o que deve evitar durante o tratamento oncológico

 

Alimentos para pacientes com câncer devem ser pensados de maneira individual e com total atenção, pois eles podem aumentar a qualidade de vida durante o tratamento.

Como sabemos, o câncer possui diferentes tipos de opções para o tratamento, tais como: quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, cirurgia ou a combinação deles.

De acordo com o diagnóstico e a neoplasia em questão, o médico irá prescrever o mais adequado.

Todo tipo de tratamento, dependendo do medicamento utilizado, possui alguns efeitos colaterais, que variam de pessoa para pessoa, pois cada organismo é único e não existem comparações.

Saiba quais são os possíveis sintomas:

– Náuseas;
– Vômitos;
– Diarréia;
– Constipação;
– Inapetência.

Por isso, na nutrição, o paciente é atendido individualmente, através de uma anamnese alimentar que inclui os sintomas que está apresentando.

Essa é uma avaliação onde o risco nutricional, ou algum grau de desnutrição, é detectado. E, a partir dessa análise, o nutricionista intervém.

Com o acompanhamento durante o tratamento oncológico, o nutricionista é capaz de contornar as possíveis toxicidades e os possíveis efeitos colaterais.

Dicas de alimentos para pacientes com câncer

Pensando no bem-estar do paciente que está passando por tratamento de alguma neoplasia, nutricionistas oncológicos orientam que alguns alimentos sejam evitados. São eles:

– Frituras;
Alimentos gordurosos;
– Crustáceos;
– Queijos amarelos;
– Carne vermelha;
– Preparações;
Alimentos muito doces;
Alimentos que possuem fortes odores.

Esses itens podem contribuir mais facilmente com o surgimento de náuseas (enjoos), ocasionando mal-estar ao paciente.

É preciso que a alimentação tenha alguns cuidados para que os efeitos colaterais possam ser minimizados. Confira abaixo:

– Dê preferência a alimentos salgados, secos, cítricos, frios ou gelados;
– Realize as refeições em locais arejados;
– Não beba líquidos durante as refeições (almoço e jantar);
– Evite ficar sem comer por muito tempo;
– Prefira alimentos in natura, como: frutas, legumes e verduras, pois irão oferecer as vitaminas e os minerais necessários;
– Preocupe-se com a higienização dos alimentos;
– Consuma maior quantidade de carne branca, leite e queijos brancos, pois eles garantem o aporte proteico necessário.

Beba água! Ela ajudará na “limpeza” do organismo, eliminando mais rápido a medicação. Isso evita ou suaviza o aparecimento de sintomas indesejáveis. 

Siga as orientações, desta forma, você poderá obter qualidade de vida e bem-estar durante todo o tratamento oncológico. 

Lembre-se que cada tratamento é individualizado e, em caso de dúvidas, procure o seu nutricionista oncológico ou o seu médico oncologista/onco-hematologista. 

www.con.com.br 

 

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.