fbpx

Câncer de cólon e o setembro verde

21/09/2020
cancer-de-colon-e-o-setembro-verde-4.jpg?time=1711599666

O câncer de cólon é o 3º mais incidente no mundo, sendo diagnosticados mais de 1.800.000 casos anualmente, conforme as mais recentes estimativas da OMS (Globocan 2018- WHO). 

O carcinoma colorretal é o 2º em taxa de mortalidade (mais de 880.000 óbitos/ano), segundo a mesma fonte.

Nos Estados Unidos as estimativas para 2020 são de 147.950 casos novos / ano. Os números brasileiros estimam para 2020 cerca de 36.360 casos novos / ano. 

Os dados americanos mencionam ainda um total de 53.200 óbitos / ano, o que corresponde ao 3º tumor em taxa de mortalidade tanto entre os homens quanto entre as mulheres.

Destacamos as prevenções primária e secundária como medidas fundamentais e, portanto, como o principal foco de atenção quando buscamos a conscientização sobre o câncer colorretal

A prevenção primária é constituída pelos hábitos saudáveis de vida, tais como:

  • Alimentação balanceada e rica em diversos nutrientes;
  • Evitar a ingestão excessiva de álcool;
  • Não fumar;
  • Praticar regularmente atividades físicas e, consequentemente, combater o sedentarismo e a obesidade.

A prevenção secundária é a detecção precoce do carcinoma colorretal, que constitui etapa crucial para a obtenção da cura. 

Os principais consensos internacionais* indicam a realização de exames de screening ou rastreamento para o câncer colorretal a partir dos 50 anos de idade, sendo os principais métodos a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a realização de colonoscopia. 

É indicada uma avaliação criteriosa com médicos especialistas como gastroenterologistas e/ou proctologistas para definição da conduta mais apropriada. 

Deve-se destacar que a detecção precoce do carcinoma colorretal permite a realização de cirurgia oncológica com finalidade curativa.

Faça a sua parte! Compartilhe esta mensagem com quem precisa saber mais sobre prevenção e tratamento de câncer. 

*

  • United States Preventive Services Task Force;
  • Canadian Task Force on Preventive Health Care;
  • Cancer Care Ontario;
  • European Commission;
  • British Society of Gastroenterology;
  • National Institute for Health and Care Excellence;
  • American Society of Clinical Oncology.

 

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.