Março é o mês de conscientização e alerta sobre o Mieloma Múltiplo

Cansaço, dor nos ossos e fraturas em locais não esperados são os principais sintomas da doença

Março é o mês de conscientização e alerta sobre o Mieloma Múltiplo (MM), câncer das células plasmáticas encontradas na medula óssea. Essas células são responsáveis pela produção de anticorpos e desempenham uma função importante no sistema imunológico.

Segundo a Dra. Adrienne Moreno, Hematologista do CON – Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão, a maior incidência ocorre em pessoas acima de 65 anos. “É uma doença muito rara em pessoas com menos de 30 anos”, afirma a especialista. Os principais sintomas são cansaço e dor nos ossos. Também, são muito comuns fraturas em locais não esperados, as chamadas fraturas patológicas, resultantes de esforços leves, que ocorrem de forma espontânea. Em alguns casos, a doença pode se apresentar como falência renal aguda, como necessidade de hemodiálise, em paciente que não tenha histórico.

Apesar de ainda não ter cura, muitos pacientes conseguem viver longos anos com a doença. Os tratamentos –  baseados em quimioterapia, imunomoduladores, anticorpos monoclonais e imunoterapia, além do transplante de medula óssea –  são fundamentais para o aumento da expectativa de vida e do bem-estar geral dos pacientes.

Se você deseja mais informações e tirar dúvidas, o CON possui uma equipe de médicos hematologistas prontos para lhe oferecer apoio. Verifique a unidade mais próxima de você.