Prevenção do Câncer

Existem determinações consensuais quanto às medidas para a prevenção do câncer. A mais importante, óbvia e evidente é o combate ao consumo de tabaco.

A seguir apresentamos comentários gerais sobre a prevenção.

Como já sabemos, o câncer pode ser desencadeado por fatores ambientais e/ou genéticos.

Como os fatores ambientais dependem do nosso comportamento e hábitos, existem maneiras de diminuir a exposição a estes fatores e em conseqüência de diminuir o risco de câncer.

Já os genéticos independem da nossa vontade ou capacidade de mudança. Podemos tomar então atitudes frente aos fatores de risco ambientais para evitar o surgimento de tumores malignos.

Essas atitudes podem ser simplificadas em uma frase: “levar uma vida saudável”.

A seguir algumas dicas para prevenção.

  1. Pare de fumar: é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente o de pulmão, com maior índice de mortalidade. Isto ajudará também na prevenção de doenças cardiovasculares e respiratórias.
  2. Adote uma dieta alimentar saudável, que pode reduzir o risco de câncer em até 40%. Coma mais frutas, legumes, cereais e evite carnes vermelhas e alimentos gordurosos.
  3. Inclua no consumo diário pelo menos 25 gramas de fibras, restringindo a ingestão de gorduras em 30%, e opte pelo azeite de oliva, óleo de girassol e óleo de soja.
  4. Evite as bebidas alcóolicas. Os homens não devem ingerir mais do que duas doses por dia, enquanto que as mulheres podem só uma dose diária.
  5. Pratique atividades físicas ‘ de forma moderada ‘ durante, pelo menos, 30 minutos, 5 vezes por semana. É importante, primeiro, realizar uma avaliação médica.
  6. As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar exame clínico de mama anualmente. No entanto, para as mulheres consideradas do grupo de alto risco, ou seja, que tiveram casos de câncer de mama na família diagnosticado antes dos 50 anos, os exames clínicos associados à mamografia anual devem ser realizados a partir dos 35 anos.
  7. Todas as mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar a mamografia, em um intervalo máximo de dois anos.
  8. As mulheres também deverão realizar o exame preventivo de colo de útero (papanicolau) anualmente. Depois de dois resultados negativos consecutivos, o exame poderá ser feito a cada três anos.
  9. Homens e mulheres com mais de 50 anos devem realizar um exame para pesquisa de sangramento nas fezes (colonoscopia), anualmente, para detecção precoce do câncer de intestino.
  10. Os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para avaliar o risco de câncer da próstata e receber as devidas orientações.
  11. Evite a exposição prolongada ao sol e use filtro protetor solar fator 15 ou superior. Faça regularmente um auto exame da boca e da pele.