Ao receber o diagnóstico de câncer, a reação da maioria das pessoas é ficar com raiva, sem acreditar que aquilo está acontecendo, sentir medo, principalmente das mudanças que a doença possa vir causar em sua rotina, e tristeza, por não saber se irá conseguir realizar sonhos e planos. Os próprios amigos e familiares também ficam sem saber como reagir e, muitas vezes, sofrem tanto quanto o próprio paciente.

Mas, apesar do impacto do diagnóstico, é importante esclarecer que todo esse percurso pode ser feito da forma mais tranquila possível, ainda que diante de uma notícia que, sim, abala, mas pode ser superada de maneira positiva. Isso porque, os avanços na medicina possibilitaram mudanças consideráveis no tratamento do câncer, com o uso de modernas tecnologias que diminuíram muito os efeitos colaterais, dando conforto e qualidade de vida durante o tratamento e aumentando as chances de cura.

A equipe do CON vivencia essa experiência todos os dias e está preparada para ajudar os pacientes a superar medos, a aceitar os fatos e a repensar objetivos, sempre com foco na qualidade de vida de todos os envolvidos, tanto amigos quanto familiares.

Tire todas as dúvidas com o seu médico

Procure o seu oncologista e confie nele para esclarecer qualquer dúvida sobre o seu diagnóstico, tratamento, e o que poderá mudar na sua rotina a partir desse momento. Existem muitos tipos diferentes de câncer e os procedimentos variam de acordo com cada caso. Portanto, evite consultar sites que mostram receitas milagrosas ou histórias mirabolantes. Essas informações podem confundir ainda mais e atrapalhar o seu tratamento.

Escolher um médico da sua confiança é um fator importante para que aprenda a lidar da melhor forma possível com a doença. Ele será o seu principal aliado nessa jornada, muitas vezes, cheia de altos e baixos, orientando e dando força quando tudo parecer perdido.

Conte com o apoio dos nossos psicólogos

Saber que se pode contar com o apoio emocional necessário durante o tratamento do câncer contribui para a qualidade de vida do paciente e para o sucesso do trabalho de toda a equipe envolvida.

E os psicólogos do CON fazem parte dessa equipe especializada, oferecendo apoio emocional, cognitivo e comportamental ao paciente e sua família, permitindo, com isso, que descubram maneiras mais eficientes de lidar com o diagnóstico do câncer e a melhorar a adesão ao tratamento.

A equipe de psicologia do CON está presente no dia-a-dia do paciente, mostrando que ele não está só, propiciando um ambiente de compartilhamento de medos e outras emoções que surgem nesse momento.

Processos para o tratamento

Uma vez diagnosticada a doença, é necessário que o paciente se informe sobre todos os processos em que será submetido antes, durante e após o tratamento no CON. Estamos à sua disposição para ajudar em todo o processo burocrático que envolve o tratamento do câncer, desde autorizações junto ao plano de saúde, marcações de consulta com os especialistas, seções de quimioterapia, entre outros procedimentos importantes.

CON Saúde

O CON criou o CON Saúde, um programa de terapias e atividades complementares, com o objetivo de oferecer suporte emocional aos pacientes com câncer, além de reforçar a filosofia da clínica em oferecer um tratamento humanizado e holístico contra a doença.

A missão do CON Saúde é contribuir para a adoção de hábitos saudáveis dos pacientes, seus familiares e cuidadores, por meio de um trabalho informativo e de conscientização.