Dia Nacional de Combate ao Câncer

por Dr. Bruno Vargas, Oncologista do CON.

Torna-se cada vez mais importante planejar iniciativas que promovam e disseminem informações para a população sobre assuntos relacionados à saúde, principalmente focados na prevenção. Com o câncer não é diferente, pois sua incidência vem aumentando ano após ano, sendo no momento a segunda causa de mortes no Brasil, atrás somente das causas cardiovasculares. Projeções indicam que dentro de alguns anos as neoplasias assumirão o posto de principal causa de mortes no país.

Pensando nisso, várias campanhas são feitas para conscientização da importância da prevenção e detecção precoce do câncer, como exemplo temos o outubro rosa, direcionada ao câncer de mama e o novembro azul ao câncer de próstata, que são os tumores mais incidentes em mulheres e em homens, respectivamente.

O dia 27 de novembro foi instituído pelo ministério da saúde como o Dia Nacional de Combate ao Câncer, com a finalidade de mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais no controle da doença.

Para tanto, são destacadas a importância das medidas para redução de risco e detecção precoce do câncer, que são as únicas formas de se combater a doença e aumentar as chances de cura.

Sabemos que o tabagismo, sedentarismo, a ingestão de álcool, exposição à radiação solar e uma dieta não saudável são fatores de risco que aumentam a chance de se desenvolver a doença, mas podem, contudo, serem evitadas e com isso reduzir o risco para o aparecimento do câncer.

Outro ponto chave, sendo a forma mais eficaz para o sucesso no tratamento do câncer, é a detecção precoce. Tumores quando detectados no início tem altas chances de cura. Dito isso, o acompanhamento médico e os exames anuais de rotina como, por exemplo, mamografia, preventivo nas mulheres e o exame da próstata nos homens são de fundamental importância.

O dia 27 de novembro é o dia nacional de combate ao câncer, mas na verdade esse combate deve ser feito diariamente, por cada um de nós. Podemos sim mudar as estatísticas e combater o câncer de maneira efetiva.